Resumo da 2ª Sessão Ordinária de Outubro de 2018

por Imprensa publicado 10/10/2018 18h51, última modificação 10/10/2018 18h51
Aprovados pedidos de limpeza de ruas e modernização do sistema de iluminação pública

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos de lei na pauta.

2. INDICAÇÕES
2.1. Câmara aprova pedido de limpeza da cidade

Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram na última segunda-feira, dia 08 de outubro, cinco indicações que cobram do Prefeito a limpeza e a retirada de entulhos de ruas da cidade. Com a aprovação, as sugestões foram encaminhadas ao Poder Executivo para avaliação.

Representando o MDB, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou a manutenção e limpeza da calçada da Creche Zilda Maria Peixer, na Rua Bem-te-vi (Indicação nº 405/2018), e a limpeza da Rua João do Espírito Santo Leal (Indicação nº 406).

Com o mesmo foco, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) concentrou seu pedido na retirada de entulhos e recuperação da pavimentação da Rua Coronel Conceição, no bairro Praça (Indicação nº 402/2018), e nas Ruas Olavino Matias e João Eduardo Agostinho, ambas localizadas no bairro XV de Novembro (Indicação nº 403/2018 e nº 404/2018).

Boca de lobo entupida

Devido aos problemas de alagamento, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) pediu à Prefeitura que realize a limpeza, manutenção e desentupimento dos bueiros (bocas de lobo) da Rua Barão do Rio Branco, no bairro Praça (Indicação nº 377/2018). A medida de ajudar a escoar as águas que ficam represadas na rua em dias de chuva.

2.2. Câmara requer modernização do sistema de iluminação pública

Ao longo do ano a Câmara de Vereadores de Tijucas aprovou cinco indicações solicitando ao Prefeito a modernização do sistema de iluminação pública. Na prática, o que os parlamentares solicitam é a substituição das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por lâmpadas LED.

Durante a última sessão da Câmara, realizada no dia 8 de outubro, os vereadores reforçaram o pedido de renovação para a Avenida Valério Gomes. Autor das propostas, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) sustenta que a substituição das lâmpadas aumentará a eficiência luminosa e a segurança dos moradores.

Além da avenida, os pedidos também abarcam as Ruas Venceslau Fernandes (Indicação nº 319/2018), Salvador Correia de Melo (Indicação nº 286/2018) e Manuel Furtuoso (Indicação nº 267/2018). Entre suas vantagens, as lâmpadas de LED apresentam melhor índice de sustentabilidade, custo reduzido de manutenção, economia energética e maior vida útil.

2.3. Outras indicações

O vereador Cláudio Tiago Izidoro, do MDB, solicitou a instalação de faixa de pedestre na Av. Bayer Filho, em frente à rua Irene Barreto, mais conhecida como Rua do Coroado, localizada no bairro Centro.

3. REQUERIMENTOS
O vereador Fernando Fagundes (MDB) requereu, por meio do Requerimento nº 146/2018, que seja encaminhada correspondência à Agência dos Correios, solicitando que seja realizada as entregas no Loteamento Parque Residencial Feller, no bairro Joaia.

Por meio dos Requerimentos nº 147/2018 e nº 148/2018,  a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) requereu informações acerca da captação de recursos através das Organizações Sociais Civis e da prestação de serviços relacionados à capinação, limpeza, podas de árvores e plantas destinadas à Secretaria de Educação.

4. GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente o Presidente concede a palavra aos vereadores inscritos em lista própria que, mediante tempo certo, tratam de assuntos de sua livre escolha. Foram oradores nesta sessão os vereadores:

4.1. Fernanda Melo Bayer (MBD)
 4.2. Esaú Bayer (MDB)
 4.3. Odirlei Resini (MDB)
 4.4. Cláudio Tiago Izidoro (MDB)
 4.5. Juarez Soares (PPS)
 4.6. Rudnei de Amorim (DEM)
 4.7. Vilson Natálio Silvino (PP)

5. FOTOS
Clique aqui e confira as fotos desta reunião.

6. VÍDEO

Adicionar Comentário