Resumo da 5ª Sessão Ordinária de Junho de 2018

por Imprensa publicado 26/06/2018 12h15, última modificação 27/06/2018 07h48

1. PROJETOS DE LEI

A Câmara de Vereadores de Tijucas aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 2354/2018, que dispõe sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho no âmbito do Município.

2. INDICAÇÕES
2.1. Câmara envia pedidos de melhorias no trânsito para Prefeitura

Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas solicitaram ao Prefeito que sejam realizadas uma série de melhorias nas ruas da cidade, com o objetivo de aperfeiçoar o trânsito local. Os pedidos, todos de autoria da bancada do MDB, foram aprovados durante a última sessão do Poder Legislativo, no dia 25 de junho, e agora segue para análise do Chefe do Executivo.

Entre as solicitações aprovadas estão o pedido de pavimentação da Rua José Vicente, no bairro XV de Novembro, de autoria da vereadora Fernanda Melo Bayer (Indicação nº 238/2018); e a solicitação de que seja construída uma faixa de pedestres elevada na Avenida Bayer Filho, nas proximidades da Hamburgueria Benquisto, sugestão dada pelo vereador Fernando Fagundes (Indicação nº 230/2018).

Para possibilitar a passagem de veículos e evitar a obstrução de vias, o vereador Esaú Bayer sugeriu que seja implantada sinalização de trânsito caixa amarela no cruzamento entre a Avenida Bayer Filho e a Rua Marechal Deodoro, no Centro. A sinalização, cuja forma está prevista Resolução 236/07 do Contran, indica aos condutores a área da pista em os veículos não devem parar, pois prejudicariam a circulação.

2.2. Vereadores cobram ações para manter a cidade limpa

Com três indicações aprovadas pelo plenário da Câmara, os vereadores Écio Hélio de Melo (PP), Elói Pedro Geraldo (MDB) e Esaú Bayer (MDB) solicitaram ações da Prefeitura com o objetivo de manter a cidade limpa. Votadas no dia 25 de junho, as propostas seguem agora para o Gabinete do Prefeito.

Diante da intensa circulação de pessoas na Avenida Paineiras, o vereador Écio Hélio de Melo sugeriu, por meio da Indicação nº 228/2018, que são implantadas lixeiras no local. Segundo informa o parlamentar, essa é a principal via do bairro, contando inclusivo com estrutura para caminhada, mas sem locais adequados para descarte de lixo.

Também incentivando a limpeza e a saúde, os vereadores Elói Pedro Geraldo e Esaú Bayer solicitaram que seja providenciada a limpeza de uma vala de acesso ao Antigo Ribeirão do Cobre, na Rua Altino Gomes (Indicação nº 231/2018), bem como a implantação de rede de esgoto nas ruas São José e Aldeiam no bairro Praça (Indicação nº 234/2018).

2.3. Vereadores pedem transporte circular e pontos de ônibus

Buscando atender ao apelo dos moradores de Nova Descoberta, o vereador Esaú Bayer, do MDB, solicitou ao Prefeito que seja providenciado transporte circular para aquela comunidade (Indicação nº 235/2018). De acordo com s parlamentar, o transporte de ônibus é essencial para que os moradores da localidade possam se deslocar e realizar suas tarefas diárias, como trabalhar, ir a consultas médicas e fazer compras.

Com o mesmo objetivo de melhorar a circulação no Município, o vereador Fernando Fagundes pediu a instalação de um ponto de ônibus próximo ao Condomínio Chê Guevara, localizada na Rua do Governo, e outro nas proximidades do Residencial Simon Bolivar, na Rua Flamingo, ambos no Centro (Indicação nº 229/2018).

2.4. Propostas diversas

Visando melhorar o atendimento à população, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) solicitou ao Prefeito que seja instalado um bebedouro na recepção da sala de espera do Pronto Atendimento 24 Horas, na Unidade de Saúde Orlando Barreto (Indicação nº 232/2018).

Com o objetivo de garantir segurança nas vias, o vereador Odirlei Resini (MDB) pediu ao Poder Executivo que faça a manutenção e instalação de luminárias nas comunidades de Terra Nova, Campo Novo e Oliveira (Indicação nº 237/2018).

3.REQUERIMENTOS

Por meio do Requerimento nº 66/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que sejam encaminhadas cópias de todas as portarias da Administração Municipal, a partir do dia primeiro de novembro de 2017 até a data de recebimento do requerimento. De acordo com o parlamentar, o pedido é importante para que a Câmara possa saber quem são e o que fazem os funcionários da administração municipal.

Por meio do Requerimento nº 63/2018, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) requereu que seja encaminhada correspondência à Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina a fim de solicitar a instauração da Delegacia da Mulher em Tijucas. O objetivo do requerimento é dar apoio e condição de tratamento nos processos enquadrados na Lei Maria da Penha, que trata de todo tipo de violência contra a mulher. Segundo a parlamentar, são crescentes os casos desse tipo de violência em Tijucas, e infelizmente não há um órgão que possa apoiar, defender e dar o prosseguimento que esses casos necessitam. “Diminuindo o acesso das vítimas, estamos deixando que sejam agredidas física e emocionalmente cada dia mais”, disse Fernanda.

4. GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente, o Presidente concede a palavra aos vereadores inscritos em lista própria, que mediante tempo certo, tratam de assuntos de sua livre escolha.

4.1. Juarez Soares (PPS)
 4.2. Rudnei de Amorim (DEM)
 4.3. Vilson Natálio Silvino (PP)
 4.4. Fernando Fagundes (MDB)