Resumo da 6ª Sessão de Setembro de 2018

por Imprensa publicado 01/10/2018 19h35, última modificação 08/10/2018 21h14
Parlamentares aprovaram cinco indicações e cinco requerimentos

1. PROJETOS DE LEI
Sem projeto de lei na pauta.

2. INDICAÇÕES

2.1. Vereadora Fernanda pela pavimentação de ruas no bairro Areias e Universitário
A Câmara de Vereadores de Tijucas aprovou em sua última reunião o pedido de pavimentação da Rua Otávio Júlio dos Santos, no bairro Areias, e a conclusão do pavimento da Rua Samuel Alovisi, no bairro Universitário. Propostas pela vereadora Fernanda Melo Bayer, do MDB, as medidas seguem para análise do Prefeito de Tijucas.

De acordo com a parlamentar, os moradores da Rua Otávio Júlio dos Santos reivindicam a pavimentação da via. Para que a obra saia do papel, eles estão dispostos até mesmo a arcar com parte dos custos das pedras que cobririam os 200 metros do trecho (Indicação nº 392/2018).

A Rua Samuel Alovisi passa por situação semelhante. Localizada no bairro Universitário, a via está quase que completamente calçada, restando apenas uma faixa de aproximadamente 150 metros (Indicação nº 393/2018). A finalização da obra beneficiaria todos os moradores da rua, principalmente os vizinhos que não foram contemplados com a pavimentação até o momento.

2.2. Vereador João pede instalação de parques para crianças com necessidades especiais

Com o objetivo de gerar inclusão social, o vereador João Luiz Lopes (PDT) sugeriu ao Prefeito de Tijucas que sejam instalados parques infantis acessíveis a crianças com necessidades especiais. A proposta foi encaminhada ao chefe do Executivo através da Indicação nº 395/2018, aprovada por unanimidade durante a última sessão da Câmara de Vereadores, realizada no dia 27 de setembro.

Para o parlamentar, a convivência entre as crianças – sejam elas portadoras de necessidades especiais ou não – auxiliaria no combate ao preconceito, permitindo maior integração na sociedade. “O objetivo principal é conseguir que os parques infantis do município contêm com critérios de acessibilidade universais, onde as crianças possam brincar juntas, independentemente das suas capacidades”, explicou João.

2.3. Poder Judiciário deve cumprir regras de acessibilidade

A vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) solicitou que a Prefeitura fiscalize o pátio do Fórum de Tijucas (Indicação nº 394/2018). De acordo com a parlamentar, apesar da reforma recente pela qual passou o edifício, a calçada continua sem piso tátil para deficientes visuais.

“O piso tátil é a solução adequada para proporcionar acessibilidade ao deficiente, de modo que ele possa andar pelas ruas e acessar os órgão públicos, sem correr riscos desnecessários”, explicou Fernanda.

2.4. Câmara pede desobstrução de tubulação na Rua São Sebastião

Mesmo com a limpeza das bocas de lobo realizada pelos moradores, a Rua São Sebastião, no bairro Praça, continua alagando em dias de chuva. Para resolver a situação, o vereador João Luiz Lopes (MDB) solicitou ao setor de obras do Poder Executivo que faça a desobstrução da tubulação pluvial – Indicação nº 375/2018. O pedido foi aprovado pela Câmara de Vereadores e encaminhado ao Prefeito.

3. REQUERIMENTOS

Por meio do Requerimento nº 128/2018, o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) solicitou que seja enviada correspondência à Administração Municipal solicitando informações sobre licitações finalizadas pelas Secretarias, Fundações e Autarquias Municipais.

Por meio do Requerimento nº 139/2018, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) sugeriu que seja confeccionada placa de Moção de Aplausos ao Senhor Antônio José Linhares, por ter sido eleito, no último dia 04 de setembro, para o cargo de Diretor Comercial, com 1417 votos dos funcionários da CELESC.

Por meio do Requerimento nº 140/2018, os vereadores de oposição solicitaram ao Presidente da Câmara de Vereadores que seja criada Comissão Transitória Especial, composta de 5 (cinco) membros para elaboração e apreciação de estudos relacionadas a viabilidade de implantação de Plano de Saúde aos Servidores Públicos Municipais, bem como empregados públicos, dos poderes Executivo e Legislativo, visando apresentar parecer à mesa diretora no prazo de 90 (noventa dias) da sua instalação.

Por meio do Requerimento nº 143/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que seja encaminhada Moção de Aplausos à Escola E.E.B Deputado Valério Gomes, à Diretora Maristela Silva junto aos professores, funcionários e alunos pelo belíssimo II Festival da Primavera 2018, este ano com o tema ‘’Anos 70’’, realizado no dia 14 de setembro de 2018.

Por meio do Requerimento nº 144/2018, o vereador João Luiz Lopes (PDT) sugeriu que seja confeccionada Moção de Louvor a Sra. Marlete Santos Piffer, conhecida como Letinha, pelos seus serviços prestados à comunidade. Em especial à sua dedicação junto à toda equipe da Capela Nossa Senhora dos Navegantes no Bairro da Praça.

4. GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente o Presidente concede a palavra aos vereadores inscritos em lista própria que, mediante tempo certo, tratam de assuntos de sua livre escolha. Foram oradores nesta sessão os vereadores:

4.1. Elói Pedro Geraldo (MDB)
4.2. João Luiz Lopes (PDT)
4.3. Odirlei Resini (MDB)
4.4. Fernanda Melo Bayer (MDB)
4.5. Cláudio Tiago Izidoro (MDB)
4.6. Juarez Soares (PP)
4.7. Rudnei de Amorim (DEM)
4.8. Elizabete Mianes da Silvas (PSD)

5. FOTOS
Confira aqui as fotos desta sessão.

6. VÍDEO

Adicionar Comentário