Limpeza da praia do Pontal Norte é tema de debate na Câmara

por Imprensa publicado 10/03/2021 12h15, última modificação 10/03/2021 12h55
Vereadores aprovaram indicação que pede limpeza regular do local por equipe do Município
 Limpeza da praia do Pontal Norte é tema de debate na Câmara

Imagem: SOS Praia de Tijucas

Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram a Indicação nº 116/2021, dos vereadores Cláudio do Jornal (PDT) e Paulo César Pereira (PSD), que solicita ao Prefeito que analise a possibilidade de realizar a limpeza da Praia do Pontal Norte com regularidade, em dias e horários de expediente normal, por meio das equipes de conservação e asseio do Município. A proposta foi votada e aprovada no dia 4 de março, em sessão ordinária do Legislativo, e agora segue para o Poder Executivo.

Segundo o vereador Cláudio, existe um pedido muito grande, principalmente por parte dos moradores do bairro Praça, para que volte a acontecer a limpeza da orla da praia. “Há necessidade da limpeza porque, sempre que acontece alguma reviravolta da maré, a lama recua, às vezes vem pra frente, e traz consigo muitos dejetos”, explica o vereador.

Em anos anteriores, um grupo de voluntários chamado SOS Praia de Tijucas realizava a limpeza da orla aos sábados. O grupo contava com o apoio da Prefeitura, que chegou a ceder um garfo enleirador para facilitar a coleta dos detritos que se juntam na faixa de areia. No entanto, a atividade precisou ser paralisada após o envio de uma denúncia ao Ministério Público alegando que o empréstimo do equipamento teria por objetivo promover a imagem pessoal do Secretário e do Prefeito de Tijucas.

“Não discuto o mérito da denúncia. O que estamos pedindo é que o Município apresente ao MP esse novo formato de fazer a limpeza, para que o equipamento possa voltar a ser utilizado e beneficie a comunidade”, esclareceu Cláudio. Segundo o parlamentar, a adoção desse novo padrão de trabalho traria periodicidade e qualidade aos serviços na praia, além de evitar a necessidade de pagamento de horas extras aos servidores.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas