Novos loteamentos devem usar lâmpadas LED na rede pública

por Imprensa publicado 24/03/2020 11h20, última modificação 26/03/2020 12h14
Infraestrutura básica é de responsabilidade dos loteadores
Novos loteamentos devem usar lâmpadas LED na rede pública

Foto de Johannes Plenio no Pexels

A partir de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Tijucas, novos empreendimentos imobiliários e novos loteamentos localizados dentro do Município deverão utilizar lâmpadas LED no momento da instalação da rede de iluminação pública. Aprovada em meados de março pelo Poder Legislativo, a proposta ainda aguarda análise do Prefeito para que possa entrar em vigor.

Autor do Projeto de Lei nº 04/2020, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (sem partido) explica que a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED é uma tendência atual devido ao seu menor consumo de energia elétrica. Além da eficiência, as lâmpadas LED possuem maior tempo de vida útil, fazendo com que a quantidade de lâmpadas substituídas ao longo dos anos seja reduzida.

A mudança também traz benefícios ao meio ambiente, uma vez que essas lâmpadas não promovem o aquecimento em locais fechados e seu descarte tem reduzido impacto ambiental. “Como o LED não possui metais pesados em sua composição, não há necessidade de descarte especial, como acontece com lâmpadas fluorescentes”, justifica Izidoro.

De acordo com o texto do projeto, compreende-se como rede de iluminação pública todos os equipamentos e aparelhos utilizados para iluminar vias, logradouros e demais bens públicos, como praças, parques, jardins e monumentos. Uma vez sancionada e publicada, a lei deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 60 dias.

Adicionar Comentário