Vereador de Tijucas acompanha reforma da Unidade de Saúde de Santa Luzia

por Imprensa publicado 31/05/2021 11h23, última modificação 31/05/2021 11h23
Executivo atendeu a pedido da Câmara e deu início às obras de reforma e ampliação da unidade

No dia 05 de maio foi dado início à reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Abílio Pereira, no bairro Santa Luzia. A obra é uma resposta do Poder Executivo à demanda dos moradores e dos vereadores de Tijucas, que há anos solicitam a ampliação da unidade. Aprovada em março deste ano, a Indicação nº 75/2021 faz parte desses pedidos.

De autoria do vereador Paulo César Pereira (PSD), a proposta solicitou ao Prefeito que fosse realizada a ampliação da Unidade Abílio Pereira. Protocolada em fevereiro, discutida e aprovada no início de março, a sugestão foi enviada ao Poder Executivo para análise de viabilidade. No pedido, o vereador Paulo César explicava a importância da ampliação. Segundo o parlamentar, a obra é muito importante para a população, principalmente em dias de chuva, quando a população precisa aguardar pelo atendimento ao ar livre.

Com o início das obras de reforma e ampliação, o parlamentar fez uma visita à Unidade para vistoriar o trabalho que vem sendo feito pela empresa responsável pelo serviço. A inspeção aconteceu no dia 26 de maio. Nas redes sociais, o vereador agradeceu ao Prefeito e ao Secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula – popular Tem –, por atenderem à indicação. “Assim como outras obras, meu pedido foi concedido. O posto de saúde fica no bairro Santa Luzia, está sendo ampliado. Muito obrigado ao Professor Elói e ao Secretário Tem”, disse o vereador.

Obra, custo e prazo

Com custo total de R$ 130.473,00, a obra de reforma e ampliação abrange uma área de 97,85m², baseada na necessidade de adaptação do espaço físico para a realização dos serviços de saúde. O projeto será realizado em duas etapas: a primeira, referente à reforma e ampliação, será feita por meio de convênio, contabilizando uma área de 84,22m², e a segunda com recursos próprios, com a adição de um consultório e área final de 13,63m².

Os serviços a serem executados incluem revestimento cerâmico, pintura interna e externa, instalação de janelas basculantes e portas de madeira semiocas, instalações hidráulicas (vaso sanitário, lavatório, metais e acessórios) e elétricas. Iniciada em cinco de maio, o prazo previsto para conclusão da obra termina em dois de outubro. A empresa contratada possui prazo 150 dias para executar o projeto e entregar a ampliação ao Município.

Unidade Abílio Pereira

Construída no início dos anos 90, o prédio da Unidade Básica de Saúde de Santa Luzia foi revitalizado em 2010, quando passou a contar com consultório médico, sala de espera, copa, sala de curativos, ampla área de circulação e consultório odontológico. À época, a reforma também incluiu pintura, troca de pisos, portas, janelas e readequação elétrica e hidráulica.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas