Projeto aprovado cria Semana Municipal do Pescador

por Imprensa publicado 24/05/2021 19h50, última modificação 24/05/2021 19h51
Proposta colocada em segundo turno de votação no dia 21 de maio

Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram, em segundo turno de votação, o Projeto de Lei nº 18/2021, que institui entre os dias 23 e 29 de junho a Semana Municipal do Pescador. Com a votação pelos parlamentares, o projeto segue para análise do Prefeito, que poderá sancionar – ou seja, aprovar – ou vetar a proposta. O período comemorativo é dedicado a todos os pescadores de Tijucas. 

De autoria do vereador Ezequiel de Amorim (PSD), o projeto possui diversos objetivos, dentre eles o de conscientizar o pescador sobre sua importância histórica, tanto para a cultura quanto para a tradição local, ressaltando seu papel na economia. Assim, a proposta pretende sensibilizar diversos segmentos da sociedade sobre o papel do pescador no desenvolvimento do Município. 

Na parte econômica e social, a Semana Municipal do Pescador deve servir como forma de incentivo para o aprimoramento da pesca, com a preservação de espécies marinhas e dulcícolas, bem como para o respeito ao período de reprodução e preservação do Rio Tijucas, da bacia hidrográfica e da baía de Tijucas. 

Para concretizar esses objetivos, caberá ao Poder Executivo, por iniciativa própria ou através de parcerias, coordenar e realizar atividades ligadas ao tema, proporcionando toda a infraestrutura de apoio para as ações desenvolvidas durante a semana. Entre as atividades possíveis estão: palestras, seminários, simpósios, campanhas educativas, cursos, fóruns, desfiles e apresentações, de forma presencial ou por meio de meios digitais.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas