Resumo da 3ª Sessão Ordinária de Março de 2018

por Imprensa publicado 19/03/2018 16h25, última modificação 19/03/2018 17h11
Nove indicações e três requerimentos, esse foi o número de matérias votadas pelos vereadores de Tijucas durante a terceira sessão ordinária de março, realizada no último dia 15. Na reunião, os parlamentares aprovaram sugestões de melhorias para o trânsito, para os pescadores e outros.

1. INDICAÇÕES
1.1. Câmara aprova sugestões de melhorias para o trânsito em Tijucas
Durante a terceira sessão ordinária de março, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram quatro matérias ligadas a melhorias do trânsito em Tijucas. As propostas apresentadas envolvem pavimentação de ruas, construção de pontos de ônibus e elevação de faixas de pedestres, garantindo maior segurança nas travessias.

Pela Indicação nº 35/2018, o vereador Oscar Luiz Lopes (MDB) sugeriu a pavimentação da Rua Henrique Boiteux, no bairro Praça. Segundo o parlamentar, a comunidade precisa da pavimentação dessa rua de forma urgente.

Com objetivo de assegurar a travessia de pedestres, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) sugeriu que seja construída uma faixa de pedestres na Av. Hercílio Luz, no Centro (Indicação 88/2018). “Com a inversão do fluxo da Rua Florianópolis, muitas pessoas acabando usando a lateral do Colégio Cruz e Souza para acessar a avenida principal”, disse o parlamentar. O vereador disse que já entrou em contato com a DITRAN (Diretoria de Trânsito e Transporte) para a realização da obra.

1.2. Prefeitura lançará licitação para repor placas de identificação de ruas
A Prefeitura de Tijucas está elaborando uma licitação para adquirir novas placas de identificação para as ruas do Município. A informação foi divulgada na noite da última segunda-feira (15) pela vereadora Elizabete Mianes da Silva (PSD), durante a terceira reunião de março da Câmara.

Na mesma reunião, por meio da Indicação nº 85/2018, o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) propôs que o Poder Executivo recolocasse as placas identificativas. “É uma reivindicação recorrente em todos os bairros que visitamos. Meu pedido é que a Prefeitura faça um levantamento sobre quais ruas estão sem identificação ou com placas apagadas para que seja feita a substituição, principalmente na área central”, argumentou Elói.

O vereador Fabiano Morfelle (PDT) também chamou atenção das placas para os motoristas. “Quem é de Tijucas até conhece as ruas, mas que vem de outras cidades não consegue se localizar”, disse.

1.3. Benefícios aos pescadores é assunto na Câmara de Tijucas
Conceder incentivos à associação de pescadores artesanais, construir um atracadouro no bairro Praça e incluir a “Festa do Pescador” no calendário oficial do Município, essas foram algumas das propostas aprovadas pelos vereadores de Tijucas na noite da última quinta-feira (15).

De acordo com o vereador Esaú Bayer (MDB), a construção de um novo atracadouro para os barcos é medida necessária para o trabalho com a pesca. A sugestão do parlamentar é que a obra seja feita na Rua Geraldino Martins Reis. Segundo ele, muitos trapiches estão com as madeiras quebradas, dificultando o descarregamento dos peixes. “Os pescadores estão pedindo por isso há bastante tempo”, afirmou.

Em conjunto, os vereadores Esaú Bayer (MDB) e Elói Pedro Geraldo (MDB) solicitaram maior atenção da Prefeitura em relação à Festa do Pescador – comemoração que era realizada no bairro Praça, mas que, segundo eles, deixou de ser realizada por falta de incentivos. “É preciso que o Poder Executivo conceda um pequeno incentivo para promover a festa. Lembro que os pescadores elaboravam pratos típicos, a associação angariava recursos e muitas pessoas eram beneficiadas”, relembra Geraldo.

Para o vereador Esaú, uma forma de incentivar a comunidade seria incluindo a “Festa do Pescador” no calendário oficial do Município. “Hoje não há nada no Município que homenageie os pescadores”, afirmou.

Indicação nº 48/2018
Indicação nº 89/2018
Indicação nº 90/2018

1.4. Câmara pede pontos de ônibus para localidades do interior
Por meio da Indicação nº 86/2018 o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) sugeriu que sejam construídos novos pontos de ônibus e arrumar os já existentes nas localidades do interior. O vereador Fabiano Morfelle (PDT) também afirmou que a população de Nova Descoberta tem reivindicado por pontos de ônibus. Em reunião no dia 15 de março os parlamentares prometeram protocolar novos pedidos para atender à comunidade.

1.5. Vereador propõe edificar estacionamento em frente à rodoviária
Com a pavimentação das ruas centrais do Município, o vereador Oscar Luiz Lopes (MDB) sugeriu à Prefeitura que seja construído um estacionamento em frente à rodoviária. A proposta (Indicação nº 87/2018) visa atender aos anseios da comunidade e dos comerciantes, que pedem por um estacionamento rotativo na região.

Para o parlamentar, é importante estabelecer área azul no local. “É preciso impedir que as pessoas deixem o carro estacionado no local o dia todo, obrigando o motorista a permanecer apenas certo limite de tempo”, defendeu.

1.6. Câmara pede que Prefeitura notifique proprietário de terreno
Por meio da Indicação nº 91/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que o Prefeito analise a possibilidade de notificar o proprietário da residência nº 257, Rua Barão do Rio Branco, no bairro Praça, para que ele realize a limpeza do terreno. Segundo o parlamentar, o local está com mato a altura da grade do portão, e os vizinhos têm reclamado da presença de animais que saem da vegetação.

2. REQUERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 15/2018, todos os vereadores requerem que seja marcada sessão solene, na forma do art. 40, parágrafo único, para marcar as comemorações do aniversário de 158 anos de emancipação político - administrativa do Município de Tijucas.

Por meio do Requerimento nº 16/2018, a Mesa Diretora requer que seja marcada sessão especial, na forma do art. 40, parágrafo único, para homenagens aos Bombeiros de Tijucas e Região.

Por meio do Requerimento nº 17/2018, a Mesa Diretora requer que seja confeccionada Moção de Louvor para os Bombeiros Comunitários Claudinei Casas, Edson Batista Rosa, Paulo Everaldo Franz e Misael Roberto Ceola e para os Bombeiros Militares Sandro Luiz da Silva, Claudir de Oliveira, Décio Lunardelli, Luiz Paulo Urbano Júnior e Luiz Carlos Veronezi. O pedido se faz a fim de parabenizá-los pelos trabalhos realizados na 3ª/13º BBM. Esta homenagem será entregue em Sessão Especial de Homenagem aos Bombeiros.

3. FALA DOS VEREADORES
3.1. Esaú Bayer (MDB)
3.2. Oscar Lopes (MDB)
3.3. Elizabete Mianes da Silva (PSD)
3.4. Écio Hélio de Melo (PP)