Resumo da 5ª Sessão Ordinária de Abril de 2018

por Imprensa publicado 20/04/2018 16h05, última modificação 24/04/2018 10h45
Vereadores aprovaram 18 Indicações e quatro Requerimentos durante a quinta reunião de abril, realizada no último dia 19

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos de lei na pauta. 

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereadores cobram mais áreas de lazer para população
Por meio de três indicações, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas solicitaram ao Prefeito a criação de novas áreas de lazer nas localidades Mata Atlântica, Terra Nova e Jardim Progresso. As sugestões foram aprovadas por unanimidade na última quinta-feira, 19, e seguem agora para análise do Poder Executivo.

Através da Indicação nº 42/2018, os vereadores do MDB, Elói Pedro Geraldo e Esaú Bayer, solicitaram o término de uma academia ao ar livro no Loteamento Mata Atlântica. O vereador Odirlei Resini (MDB) também pediu que seja construída uma área de lazer para a comunidade do bairro Terra Nova (Indicação nº 147/2018). Segundo o parlamentar, esse é um pedido recorrente dos moradores da região.

2.2. Câmara cobra limpeza de lixo depositado nas ruas de Tijucas
Limpar das ruas o lixo deixado pela população, essa foi uma das reivindicações apresentadas pelos vereadores de Tijucas na última quinta-feira, 16, durante a 5ª sessão ordinária do mês.

Por meio das Indicações nº 134/2018 e nº 135/2018, a vereadora Fernanda Melo Bayer, do MDB, solicitou à Prefeitura que seja providenciada a limpeza do lixo depositado ao longo da Rua Pedro Mariano Rocha e Rua Presidente Coutinho, ambas no bairro Praça.

A parlamentar explicou que há grande quantidade de lixo depositado ao longo da Rua Pedro Mariano Rocha. “Há lixo nas proximidades da faixa de areia da praia, situação conflitante com o desejo de manter a praia limpa e viável”, afirmou a Fernanda. A parlamentar ainda sugeriu a colocação de placas proibindo o depósito do lixo no local.

Ainda voltado à manutenção das vias, o vereador Odirlei Resini (MDB) solicitou que o Prefeito analise a possibilidade de limpar as “valas de escoamento” no perímetro urbano do Município (Indicação nº 146/2018).

Além da limpeza das ruas, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) pediu a limpeza de um terreno baldio na Rua Acácias, bairro Areias. De acordo com a Indicação nº 136/2018, de autoria de Izidoro, “foram observados lixos espalhados no local, muito mato e entulhos de restos de tijolos”.

IMG_4355.JPG

2.3. Pedidos de melhoria no trânsito pautam sessão da Câmara
Instalar semáforos, trevos, lombadas e adequar a sinalização, esses foram alguns dos pedidos aprovados e encaminhados pelos vereadores à Prefeitura de Tijucas durante a última sessão ordinária da Câmara, realizada no dia 19 de abril.

A fim de tornar o trânsito mais seguro, o vereador Fernando Fagundes (MDB) sugeriu, por meio da Indicação nº 121/2018, que seja instalado um semáforo no Cruzamento da Avenida Hercílio Luz com a Rua 13 de Novembro e Rua Florianópolis. Ainda segundo o parlamentar, a implantação de um trevo nas proximidades da loja Benatti Móveis, no bairro XV de Novembro, também ajudaria a melhorar a circulação de veículos (Indicação nº 123/2018).

Os vereadores Cláudio Tiago Izidoro (MDB) e Fernanda Melo Bayer (MDB) também contribuíram com propostas. Com o objetivo de tornar o trânsito mais claro, os parlamentares solicitaram a readequação da sinalização e pintura das faixas e sinais no asfalto da Rua Demóstenes Feminela (Indicação nº 141/2018) e demarcação de proibido estacionar na Rua Manoel Furtuoso, no bairro Areias (Indicação nº 138/2018).

Para organizar o estacionamento no Posto de Saúde da Praça, o vereador Esaú Bayer (MDB) apontou a necessidade de pintura das faixas do local, delimitando a vaga de cada veículo e aproveitando melhor o espaço.

Calçadas
Além de melhorar o tráfego dos veículos, os parlamentares também manifestaram preocupação com os pedestres. Nesse sentido, os vereadores Elói Pedro Geraldo e Esaú Bayer , do MDB, solicitaram a recuperação da calçada da Creche Zilda Maria Peixer, localizada na Rua Bem-te-vi, no bairro Praça (Indicação nº 151/2018).

 2.4.Lombadas em frente à Assembleia de Deus
Preocupado com excesso de velocidade dos automóveis, o vereador Fabiano Morfelle (PDT) sugeriu a construção de lombadas em frente às congregações da Assembleia de Deus nas ruas Lauro Müller e Castro Alves; Av. Luiz Gomes e Rua Antônio Albino Casas.

Morfelle ainda sugeriu pediu que sejam instaladas novamente placas indicativas do templo-sede da Assembleia de Deus, localizada no bairro Praça, tendo em vista que as sinalizações foram removidas após as mudanças de trânsito na região central do Município (Indicação nº 145/2018). 

2.5. Proposta quer incluir Festa Açoriana no Calendário Municipal
O vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) sugeriu que a Festa Açoriana seja incluída no Calendário Oficial de Tijucas. Segundo o parlamentar, essa seria uma maneira incentivar a cultura local, resgatando o folclore e as comidas típicas da região. A proposta foi apresentada por meio da Indicação nº 43/2018, sendo aprovada em plenário por todos os parlamentares.

 2.6. Novos pontos de hidrantes para Bombeiros Militares
Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram o pedido de instalação de novos pontos de hidrantes para uso do Corpo de Bombeiros Militar. A proposta (Indicação nº 137/2018), de autoria do vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB), foi encaminhada ao Poder Executivo para análise e possível efetivação.

2.7. Vereador Esaú sugere implantação de Wi-fi grátis no ginásio João Bayer Filho

Por meio da Indicação nº 132/2018, o vereador Esaú Bayer, do MDB, propôs que seja implantado Wi-fi (internet sem fio) gratuita no Ginásio de Esportes João Bayer Filho e Arena Municipal de Vôlei, no Centro de Tijucas.

Para o parlamentar, criar um ponto de acesso à internet no local estimularia as pessoas a frequentarem o ginásio, oferecendo cultura e lazer. “Apresentei esse pedido também no ano passado, mas não foi atendido. Em visita ao ginásio percebemos que várias pessoas gostam de filmar os jogos e compartilhar ao vivo as partidas. Seria interessante se a Fundação [Municipal de Esportes] instalasse Wi-fi no Ginásio.”, disse Esaú. 

2.8. Câmara aprova pedido de reparo da Rua da Pitanga
O vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) sugeriu, por meio da Indicação nº 107/2018, que seja realizado reparo e drenagem da Rua Antônio Apolônio Vargas, popularmente conhecida como Rua da Pitanga. De Acordo com o parlamentar, em dias de chuva é impossível transitar no local. A indicação foi aprovada por unanimidade e segue agora para análise do Prefeito Municipal.

IMG_4342.JPG IMG_4347.JPG IMG_4353.JPG IMG_4356.JPG 

3. REQUERIMENTOS

A vereadora Fernanda Melo Bauer (MDB), por meio do Requerimento nº 35/2018, requer que seja despachada Moção de Louvor ao Dr. Rogério de Souza, ginecologista e obstetra reconhecido por seu excelente trabalho na cidade de Tijucas. No dia 12 de abril comemorou-se o Dia do Obstetra, razão para concessão da homenagem.

Por meio do Requerimento nº 36/2018, o vereador Écio Hélio de Melo (PP) requer que seja encaminhada correspondência AO Sr. Cleber Rodrigo Affanio, responsável pelas relações institucionais na região Sul pela empresa TIM Brasil, convidando-o a apresentar, em sessão plenária, esclarecimentos sobre a construção de antenas de sinal de telefonia e internet móvel no Município de Tijucas.

A vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) solicitou que seja despachada correspondência ao Executivo Municipal, solicitando informações acerca da construção do Centro de Eventos de Tijucas, localizado no bairro Mata Atlântica (Requerimento nº 37/2018).

A pedido dos vereadores Elói Pedro Geraldo e Esaú Bayer, ambos do MDB, a Câmara encaminhou correspondência à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, solicitando informações sobre o alcance do projeto Cidade Digital, pontos ativos e possibilidade de aumento da abrangência. (Requerimento nº 38/2018)

4. FALA DOS VEREADORES
4.1. Juarez Soares (PPS)
4.2. Fernando Fagundes (MDB)
4.3. Esaú Bayer (MDB)
4.4. Odirlei Resini (MDB)
4.5. Fernanda Melo Bayer (MDB)