Transparência: Câmara de Tijucas transmite licitações ao vivo pela internet

por Imprensa publicado 09/02/2021 10h30, última modificação 09/02/2021 10h29
Estreia aconteceu nesta terça-feira, 9 de fevereiro, com a divulgação em tempo real do Pregão Presencial nº 01/2021

Compras superfaturadas, esquemas fraudulentos e desvio de dinheiro, essas são as características que ainda permeiam o imaginário da população brasileira quando o assunto é compras governamentais. Com o objetivo e acabar com esse estigma e dar mais transparência às compras do Poder Legislativo, a Câmara de Vereadores de Tijucas decidiu transmitir ao vivo, pela internet, todas as suas licitações.

A estreia das transmissões aconteceu nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, com a divulgação em tempo real do Pregão Presencial nº 01/2021, que teve por objeto a contratação de empresas especializadas na prestação de serviços de telefonia por IP (Voip) e no fornecimento de equipamentos e insumos de impressão. Quem assistiu à transmissão pôde acompanhar o credenciamento das empresas, abertura de envelopes e fase de lances (momento em que os participantes disputam lance a lance para oferecer a melhor proposta). Ganha quem cumprir os requisitos do edital e oferecer o menor preço.

Segundo o Presidente da Comissão Permanente de Licitações da Câmara, Gustavo Voltolini Pacheco, escândalos de corrupção envolvendo compras governamentais acabaram manchando a imagem da Administração Pública, o que faz com que, ainda hoje, algumas pessoas encarem as compras públicas com muita desconfiança. “Infelizmente no Brasil persiste a ideia de que as compras públicas são superfaturadas ou de que há algum tipo de conluio entre Poder Público e empresas contratadas. Pelas notícias, sabemos que isso acontece em alguns lugares, mas na grande maioria das vezes isso não é verdade. Os bons pagam pelos maus”, afirma.

Ao transmitir ao vivo suas licitações, a Câmara de Vereadores de Tijucas pretende dar um passo em direção à transparência, demostrando a honestidade e a legalidade de suas ações. “Em respeito ao contribuinte, temos o dever de ser o mais transparente possível em nossos atos”, ressalta Voltolini.

Para o atual Presidente da Câmara, vereador Rudnei de Amorim (PSD), é preciso abrir as portas da administração e dar amplo acesso à população sobre todos os atos praticados pelo Poder Legislativo. “A cada dia temos adotado novos mecanismos com o objetivo de dar mais transparência às nossas ações. Na legislatura anterior passamos a divulgar os gastos da Câmara em um outdoor, agora demos início às transmissões ao vivo das licitações. São questões pontuais, mas que dão visibilidade ao que acontece na Câmara e, sobretudo, permitem ao cidadão se interessar e fiscalizar o Legislativo”, aponta Amorim.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas