Vereador apresenta projeto para fortalecer pesca artesanal à deputado estadual

por Imprensa publicado 31/03/2021 08h10, última modificação 31/03/2021 08h17
Proposta busca subsídio para melhorar infraestrutura pesqueira local
Vereador apresenta projeto para fortalecer pesca artesanal à deputado estadual

Imagem: Tiago Manenti

O Vereador Ezequiel de Amorim (PSD) apresentou ao deputado estadual Felipe Estevão (PSL), atual Presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, projetos e ações para infraestrutura e fortalecimento da pesca artesanal de Tijucas.

A audiência com o deputado aconteceu na Prefeitura de Tijucas, em 26 de março, e contou com a presença do Chefe do Executivo, Elói Mariano Rocha, do Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Odirlei Resini, da Secretária Municipal de Educação, Deise Juliana Silveira, e do vereador Paulo César Pereira (PSD).

Na reunião, a atenção dos participantes esteve voltada às oportunidades de subsídios econômicos oriundos do governo estadual por meio do Inova Pesca, programa que pretende, entre outras atividades, promover investimentos diretos na  infraestrutura da pesca artesanal e industrial em Santa Catarina.

Embora ainda esteja em fase desenvolvimento, o Estado já sinalizou um investimento de R$ 30 milhões para implantação do programa. O dinheiro deve ser aplicado em 33 municípios do Litoral catarinense, atendendo a 334 comunidades pesqueiras.

Tendo por bandeira o fortalecimento da pesca artesanal loca, o vereador Ezequiel de Amorim (PSD) apresentou ao Poder Executivo a criação de um Programa Municipal de Apoio e Fortalecimento da Pesca Artesanal, bem como de um projeto de lei que institui a Semana Municipal do Pescador em Tijucas, com o objetivo de valorizar a cultura e a tradição pesqueira aliada ao desenvolvimento econômico.

Estado é destaque na área

Santa Catarina tem destaque nacional quando se trata do setor pesqueiro. O Estado é um dos maiores produtores de pescado em escala artesanal e industrial no Brasil. Ainda neste sentido, o setor conta com cerca de 50 mil pescadores profissionais industriais e artesanais.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas