Vereador de Tijucas pede apoio a autoridades para equipar Hospital São José

por Imprensa publicado 24/03/2021 10h25, última modificação 24/03/2021 10h28
Em ofício, parlamentar pede instalação de UTI e reabertura da maternidade
Vereador de Tijucas pede apoio a autoridades para equipar Hospital São José

Crédito de imagem: Miriam Zomer/ALESC

Por meio de ofício encaminhado a autoridades nacionais e estaduais, o vereador Edson José Souza (MDB), de Tijucas, solicitou que sejam enviados recursos financeiros e não-financeiros para o aparelhamento do Hospital São José e reaparelhamento da Maternidade Chiquinha Gallotti. O objetivo da carta é chamar a atenção das autoridades públicas em relação à necessidade de instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pessoas acometidas pelo coronavírus, bem como a reabertura da maternidade.

No documento enviado a diversas autoridades, o vereador pede a sensibilidade de parlamentares e governantes, principalmente do Governo do Estado, para que unam esforços e realizem as intervenções necessárias junto ao Hospital São José e à Maternidade Chiquinha Gallotti, aproveitando e readequando a estrutura existente para dar atendimento digno e de qualidade à população.

No pedido, o vereador aponta a necessidade de reaparelhamento da Maternidade Chiquinha Gallotti, para atendimento a gestantes, e da instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São José. Atualmente, a adoção da medida contribuiria para o atendimento de pessoas infectadas pelo COVID-19, reduzindo o tempo de espera de quem aguarda por uma vaga de UTI.

É inconcebível admitir que a estrutura do Hospital São José não possa ser readequada para a instalação de leitos equipados para o atendimento especializado aos pacientes acometidos pela COVID-19. Havendo uma comunhão de esforços da gestão pública e política, é possível aproveitar a estrutura hospitalar e de maternidade existentes na cidade de Tijucas para dar um atendimento digno e de qualidade à população”, opina o vereador Edson.

Ao solicitar apoio para a causa, o parlamentar argumenta que o investimento no Hospital trará benefícios a toda população catarinense. “O aparelhamento do Hospital São José garantirá não somente o atendimento aos munícipes tijuquenses, mas também dos moradores do Vale do Rio Tijucas e da Costa Esmeralda, além de, eventualmente, outros pacientes oriundos das demais regiões do Estado de Santa Catarina”, afirma.

A posição geográfica privilegiada da cidade, localizada a 45 quilômetros da Capital Catarinense, com acesso pela BR-101 e SC-401, é o que garante o benefício a toda população do Estado, aponta o parlamentar. “Registre-se, ainda, a proximidade dos aeroportos das cidades de Florianópolis e Navegantes e os portos navais de Itajaí e Navegantes, razão pela qual é possível afirmar que [Tijucas] se encontra entre as principais cidades que formam o litoral catarinense”, acrescenta.

Enviado na segunda semana de março, o ofício teve por destinatários deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos e presidentes das Câmaras nas regiões da Costa Esmeralda, Vale do Rio Tijucas e Grande Florianópolis. O pedido de apoio também foi direcionado aos presidentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Tribunal de Contas do Estado, incluindo também o Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina.