Vereador sugere melhorias para área da saúde em Tijucas

por Imprensa publicado 16/03/2021 13h49, última modificação 16/03/2021 13h49
Aprovadas em fevereiro e março, propostas foram encaminhadas ao Prefeito para análise
Vereador sugere melhorias para área da saúde em Tijucas

Imagem: Governo Federal

Ao longo dos meses de fevereiro e março, o vereador Claudio de Oliveira (PP) – o Claudio da Saúde - protocolou cinco indicações que sugerem ao Poder Executivo a adoção de melhorias na área da saúde de Tijucas. Entre as propostas apresentadas pelo parlamentar estão a criação de um banco de materiais ortopédicos; a implantação do programa de saúde Melhor em Casa; e a aquisição de dois veículos novos: um carro adaptado para transporte de cadeirantes e um micro-ônibus de categoria urbano, trazendo mais conforto aos passageiros.

Por meio da Indicação nº 86/2021, o parlamentar sugeriu ao Prefeito que encaminhe projeto de lei instituindo um banco de materiais ortopédicos no Município. A medida busca garantir acesso a materiais ortopédicos pela parcela mais pobre da população, que não tem condições financeiras para compra dos equipamentos. Ao justificar a sugestão, o vereador explica que a destinação dos materiais a pessoas carentes tem grande impacto social, trazendo mais dignidade e apoio aos doentes.

“Inúmeras pessoas carentes necessitam de materiais ortopédicos ou próteses, mas infelizmente não possuem condições para adquiri-los. Enquanto isso, outras pessoas, para quem o material já não tem mais uso, não sabem onde podem doá-los. Por isso, propomos que a Administração Municipal receba a doação desses materiais e faça a devida distribuição, a fim de que possam servir a outras pessoas”, afirma Cláudio.

Para melhorar o transporte de pacientes, o parlamentar sugeriu que sejam adquiridos um micro-ônibus com capacidade de 26 passageiros, categoria urbano (Indicação nº 93/2021), e um veículo adaptado para o transporte de cadeirantes (Indicação nº 94/2021). O objetivo das indicações é permitir que o Município de Tijucas leve seus pacientes a consultas em outras localidades com muito mais conforto.

De acordo com o vereador Cláudio da Saúde (PP), a aquisição de um veículo adaptado é necessária para que o Município possa transportar com mais segurança e facilidade pessoas com deficiência física. “É uma dificuldade muito grande colocar o cadeirante dentro do carro normal. Há a questão de segurança do próprio cadeirante, que precisa ser pego no colo e colocado no assento. O carro adaptado vai facilitar muito a vida do paciente e também do motorista do transporte”, explica.

Além disso, com o objetivo de melhorar e ampliar a assistência do SUS a pacientes que possam receber atendimento domiciliar, o parlamentar pediu ao Prefeito que analise a possibilidade de aderir ao programa de Melhor em Casa (Indicação nº 129/2021). Segundo informações do Governo Federal, o programa é destinado a pacientes que possuam dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos.

Com a adesão ao programa, os pacientes são atendidos em casa, contando com a infraestrutura familiar e do domicílio. Dessa forma, evitam-se hospitalizações desnecessárias e diminui-se o risco de infecções hospitalares pelos pacientes. Como reflexo da medida, espera-se também uma melhoria na gestão de leitos e uso de recursos públicos, com a redução da lotação em serviços de urgência e emergência.

Aprovadas por unanimidade durante as sessões de fevereiro e março, as propostas foram encaminhadas ao Prefeito para análise. Agora, cabe ao Chefe do Poder Executivo decidir se adota ou não as medidas sugeridas.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas