Vereador sugere semana de conscientização para informar população sobre riscos do AVC

por Imprensa publicado 08/06/2021 12h25, última modificação 10/06/2021 18h54
Indicação enviada ao Prefeito pede criação da Semana Tijuquense para Conscientização e Apoio aos Portadores de Acidente Vascular Cerebral

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das doenças que mais mata os brasileiros e a principal causa de incapacidade no mundo. Pensando nisso, o vereador Cláudio da Saúde (PP) sugeriu ao Prefeito que analise a possibilidade de implantar a Semana Tijuquense para Conscientização e Apoio aos Portadores de Acidente Vascular Cerebral, a ser realizada a cada ano durante a semana de 21 de julho. A sugestão foi enviada por meio da Indicação nº 272/2021, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Tijucas no dia 07 de junho.

Os dados em torno da doença são preocupantes. Cerca de 70% das pessoas acometidas por AVC não conseguem retomar suas atividades profissionais em decorrência de sequelas permanentes, sendo que metade dos pacientes perde autonomia e acaba precisando de cuidadores para realizar tarefas diárias. Associado a esse quadro, um estudo brasileiro aponta que as mortes por doenças cardiovasculares aumentaram significativamente durante a pandemia de Covid-19.

Para o vereador Cláudio da Sáude (PP), “programas com o objetivo de prevenção e tratamento de doenças que acometem parte da população devem der propostos de forma constante. A informação e prevenção são formas de garantir uma qualidade de vida melhor à população”. Na proposta enviada ao Poder Executivo, o parlamentar sugere que a campanha tenha por finalidade esclarecer a população sobre a importância da prevenção da doença, prestar apoio às pessoas que já sofreram um derrame e promover a discussão em torno do tema.

O que é

O AVC é a formação de um déficit neurológico súbito causado por uma falha nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Pode ser dividido em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro, que responde a 85% dos casos, deriva da obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral e desencadeia a falta de circulação no seu território vascular. Já o hemorrágico tem origem em uma ruptura espontânea de um vaso, que pode ser um aneurisma e faz com que o sangue preencha o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou o espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

Sintomas

Os principais sintomas do AVC são: fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, compreensão, visão e equilíbrio, e dor de cabeça súbita e intensa. Como o paciente pode apresentar um comprometimento do sistema neurológico, o ideal é que seja atendido o mais rápido possível.

Causas

Diversas causas estão associadas a ocorrência do AVC, entre elas estão o histórico de casos na família, doenças do coração, tabagismo, hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, uso de álcool e drogas, sedentarismo e uma dieta com excesso de gordura. Juntas, essas causas são responsáveis por 88% dos riscos ligados à ocorrência da doença.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas