Vereadores aprovam projeto que cria Semana da Enfermagem em Tijucas

por Imprensa publicado 24/08/2020 13h04, última modificação 24/08/2020 13h04
Comemoração acontece anualmente na segunda semana de maio

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a sessão do dia 20 de maio o Projeto de Lei nº 16/2020, que institui a Semana Municipal da Enfermagem em Tijucas, a ser comemorada na segunda semana de maio de cada ano. No mesmo período, de 12 a 20 de maio, acontece a Semana Nacional da Enfermagem, instituída pelo Presidente Juscelino Kubitschek por meio do Decreto nº 48.202/1960, comemorada há 60 anos no Brasil.

A escolha das datas não foi por acaso: em 12 de maio de 1820 nascia Florence Nightingale, britânica considerada fundadora da enfermagem moderna. Ela ficou famosa por sua atuação na Guerra da Crimeia, onde atuou de forma pioneira no tratamento dos soldados feridos. Por conta disso, o 12 de maio foi eleito também como Dia Internacional da Enfermagem. Já o dia 20 de maio foi adotado em razão do falecimento de Anna Justina Ferreira Nery. A brasileira possui trajetória semelhante a Nightingale, atuando durante a Guerra do Paraguai como enfermeira voluntária no tratamento de feridos em hospitais militares.

Com a criação da Semana Municipal de Enfermagem, o Poder Legislativo busca valorizar os trabalhadores desse categoria, ressaltando sua importância para toda sociedade. Conforme justificativa do projeto, os profissionais da enfermagem possuem papel fundamental no contexto atual, pois promovem "o bem-estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer".

Por Rafael Spricigo
Jornalista - Câmara Municipal de Tijucas