Vereadores sugerem melhorias para o trânsito de Tijucas

por Imprensa publicado 17/02/2021 10h17, última modificação 17/02/2021 10h17
Cinco indicações sobre o tema foram aprovadas durante a sessão do dia 11 de fevereiro

Com o objetivo de melhorar o trânsito na cidade, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram cinco indicações que sugerem a implementação de melhorias em ruas e avenidas do Município. Entre as medidas sugeridas estão a sinalização de vias, instalação de faixa elevada e lombadas. Com a aprovação em plenário, as ações seguem agora para análise do Prefeito Elói Mariano Rocha, que poderá acatar ou não os pedidos.

Para garantir a organização da circulação de veículos e pessoas, o vereador Fernando Fagundes (MDB) sugeriu que sejam instaladas placas de sinalização de trânsito na Avenida Manacá, no bairro Areias. O parlamentar ainda pediu a via receba faixas elevadas de pedestre (Indicação nº 14/2021).

Pensando na segurança de pedestres e motoristas, a vereadora Nadir Olindina Amorim (PSD) solicitou que sejam construídas lombadas na Rua Coronel Izidoro (Indicação nº 69/2021) e na Rua Jacó Hommers (Indicação nº 70/2021). Segundo a parlamentar, “as propostas têm origem em reivindicações dos moradores daquelas ruas, visto que os condutores dos veículos não respeitam os limites de velocidade”.

O vereador Ezequiel de Amorim (PSD) também pediu execução de uma faixa de pedestres elevada na Av. José Manoel Reis, próximo ao cruzamento com a Rua do Governo e a Rua Laura Júlia Martins, nas imediações do Mercado Big Bom, na entrada do Jardim Progresso (Indicação nº 59/2021). Ao justificar a proposta, o parlamentar explica que, além de ser uma reivindicação da comunidade, “a Avenida José Manoel Reis apresenta um ponto de ônibus com alta circulação de crianças e adolescentes, principalmente no período escolar. No local, ainda existem diversos comércios, o que gera alto fluxo de pedestres transitando em meio aos veículos”, afirma.

Por fim, os vereadores Cláudio Eduardo de Souza e Erivelto Danone, do PDT, pediram ao Prefeito que analise, de forma urgente, uma solução efetiva para os transtornos gerados pelo entroncamento da Avenida Bayer Filho, com a Rua Geraldo Rebelo, Avenida Carlos Humberto Ternes P2 e Rua Nilo Oliveira, no bairro XV de Novembro, a fim de evitar que acidentes sérios ocorram no local (Indicação nº 21/2021).

Para o parlamentar, as recentes alterações no trânsito tornaram o cruzamento confuso. “A permissão de que os veículos se dirijam para praticamente todos os sentidos – à exceção da contramão na Av. Bayer Filho, obviamente – provoca um verdadeiro emaranhado de carros, motos, ônibus, caminhões, pedestres e ciclistas em todas as direções”, explica Cláudio.

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas